terça-feira, 3 de abril de 2012

Mais de 100 Tropeiros deixam Santa Bárbara em direção à Ipoema.

Mais de 100 cavaleiros se reuniram em Santa Bárbara, no último dia 30 de março, e seguiram para Ipoema, distrito de Itabira, para festejar o 9º Museu do Tropeiro, um dos significativos eventos do Circuito do Ouro e da Estrada Real.

A partida de Santa Bárbara, marcando o início das festividades, sempre acontece, uma vez que o município era pólo desta região nos séculos XVIII e XIX, tempos áureos do tropeirismo.
Para desejar boa viagem aos tropeiros, o prefeito de Santa Bárbara, Toninho Timbira, fez questão de abrir a tropa e ressaltou a importância do resgate à história. “Todos temos fortes ligações com o meio rural, por isso é tão importante realizar e apoiar eventos como esse. Também é uma forma de valorizar o turismo, que é sinônimo de desenvolvimento econômico em cidades no mundo inteiro”, destacou.
 Os tropeiros deixaram Santa Bárbara por volta das 11 horas e seguiram por 53 quilômetros de trilhas históricas com fortes marcas tropeiristas nos municípios de Santa Bárbara, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo e Itabira.
De acordo com a tradição, a partida de Santa Bárbara é feita porque antigamente os tropeiros saiam de outras localidades e tinham como destino final a nossa cidade, por conta da linha férrea. Por aqui saiam e chegavam todas as mercadorias que seriam distribuídas pela região.
A ideia do museu surgiu quando a expedição Spix Martius passou por Ipoema em julho de 1999. Na passagem deles pela cidade, percebeu-se que a grande vocação do município era o tropeirismo. O museu foi inaugurado em 29 de março de 2003.